Assista aqui o Vídeo em lembrança ao nosso amado Pr. Joaquim Gonçalves
Nascimento e Família do Pr. Joaquim Gonçalves Silva
O Pastor Joaquim Gonçalves Silva nasceu em Trindade - GO, no dia 13 de abril de 1936. Recebeu o mesmo nome de seu pai, que faleceu precocemente vítima de um ataque cardíaco fulminante, deixando viúva sua esposa Maria Flora, aos 23 anos, grávida de seu filho caçula. Ele cresceu levando consigo o testemunho de milagres alcançados pela oração de duas mulheres: sua mãe e sua avó Ana, que liam diariamente a Bíblia ao lume de uma lamparina. Aos 8 anos de idade, quase morrendo com falta de ar, disse à sua mãe: "Mamãe, eu não quero morrer, pois eu quero ser como o Reverendo Cavalcante." Em oração, sua mãe rogou a Deus que se essa fosse Sua vontade, que curasse seu filho, mas se não fosse, que o levasse. Quase na mesma hora da oração de sua mãe, Deus o libertou daquela condição. Porém, em sua vida adulta, se afastou dos caminhos do Senhor, se casou com Neuza de Paula, e só algum tempo depois, através das intercessões de sua mãe, ele retornou à Palavra. Foi batizado em Taguatinga-DF em 12 de maio de 1963.
Pr. Joaquim Gonçalves com 1 ano e sua irmã Francelina com 3 anos de idade.
A esquerda, Pr. Joaquim Gonçalves Silva aos 12 anos de idade e sua mãe, Maria Flora da Silva que faleceu em 18 de Março de 1962. A direita, Sr. Joaquim Gonçalves Silva, pai do Pr. Joaquim Gonçalves. Faleceu em 1935, com 52 anos.
Primeira esposa

Pr. Joaquim Gonçalves Silva com sua primeira esposa, irmã Neuza Xavier de Paula em foto dedicada à sua mãe, em 1957. Ela faleceu em 04 de julho de 2013, deixando seu filho Ricardo Gonçalves.

Início do Ministério “Fé Para Vencer”
O Pr. Joaquim Gonçalves Silva foi consagrado a evangelista na Igreja Batista Alvorada na cidade de Taguatinga-DF, onde permaneceu até seu desligamento em 11 de março de 1967. Com muito critério, disciplina e pontualidade, começou a pregar na praça da feira e na porta do Mercado sob a unção do Espírito Santo.
Com o forte chamado de Deus para o Ministério, no dia 30 de julho de 1967 foi consagrado a presbítero, através da Igreja Evangélica Avivamento Bíblico. Logo depois, teve um sonho onde sobrevoava Goiânia-GO e via um grande poste espargindo luz em forma de pétalas que se estendiam por toda a nação. Sem hesitar, vendeu sua modesta casa em Brasília e se mudou para Goiânia.
A esquerda, ilustração do sonho que o Pr. Joaquim Gonçalves teve ainda em Taguatinga - DF em 1967. A direita, praça da Feira de Taguantiga - DF.
Chegando à Goiânia

Com o dinheiro da venda da casa e um nome inspirado por Deus, o pastor Joaquim Gonçalves Silva estreou o programa "Fé Para Vencer" na Rádio Jornal às 18h30, no dia 27 de dezembro de 1967. Sem ter onde congregar, começou a pregar na porta do Mercado Municipal de Goiânia-GO no início de 1968, tendo a escritura de Hebreus 13:8 como tema: "Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Realizava ali uma grande obra de cura divina e libertação dos oprimidos pelo diabo. Com uma obra não inventada e nem criada por um sistema clerical de homens, chegou com uma obra divina, fazendo lembrar as palavras do apóstolo Paulo quando diz em Gálatas 1:12: "Porque não o recebi nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo."

1º Tabernáculo da Fé situado na Av. Goiás, nº 135 - Centro - Goiânia - GO

Consagrado a Pastor em 13 de Abril de 1968 pela Igreja Evangélica Avivamento Bíblico em São Paulo - SP, o Pr. Joaquim Gonçalves, continuava pregando na porta do Mercado Municipal. Com o aumento do número de pessoas que o ouvia, Deus o dirigiu até um casarão que havia pegado fogo, onde funcionava uma máquina de beneficiar arroz. Após o alugar, no dia 18 de maio de 1968, foi feita a ata da fundação do Tabernáculo da Fé da Av. Goiás.
Após o batismo de dezenas de pessoas, na chácara da irmã Nadir ainda nos títulos, em setembro de 1971, uma profecia em língua estranha foi dada ao diácono Ir. Juca e interpretada pelo Pr. Joaquim Gonçalves, e dizia que Deus iria abalar a nação através daqueles jovens, e prometia enchê-los do poder do Espírito Santo.

Chegada da Mensagem em Goiânia em 1971
Em 1958, a Mensagem do profeta William Marrion Branham chegou ao Brasil através do missionário Archie Russel Martins. No segundo semestre do ano de 1971, chegaram às mãos do Pr. Joaquim Gonçalves Silva uma coleção incompleta das mensagens "As Sete Eras da Igreja" e "O Profeta do Século XX", que por sua vez as guardou dentro do móvel de uma velha radiola e posteriormente dentro de um cofre.
Depois de sofrer uma decepção numa reunião do Conselho de Ministros de Goiânia, para a qual havia sido convidado, foi à Rádio Jornal e, ao vivo, pregou uma das mais poderosas mensagens de sua vida, sob o tema: "Sai dela povo meu". Voltando da emissora, ele disse à sua secretária, irmã Martemes Cravo: "Deus me mandou ler aqueles livros que estão no cofre". Ele iniciou a leitura pelo livreto "O Profeta do Século XX". Foi o bastante. Ali estava marcado um ponto decisivo de seu ministério. Dias antes de ler aqueles livretos, disse à igreja que se ele mesmo pregasse contra a doutrina da "Santíssima Trindade", que todos o deixassem. Agora ele se encontrava novamente diante de um grande desafio: "Se ninguém quiser me acompanhar com a Mensagem deste profeta, eu volto sozinho para a porta do Mercado e começo tudo de novo."

O batismo em Nome do Senhor Jesus Cristo

Ele não ficou sozinho e, no final de 1971, dentro de poucos dias após ter sido batizado, o Pr. Joaquim Gonçalves convocou a todos aqueles que outrora haviam sido batizados nos títulos a receberem o mesmo batismo conforme Atos 2:38. Num só dia, quase 2.000 pessoas foram batizadas no Nome do Senhor Jesus Cristo, no Tabernáculo da Fé.

Programa “Fé Para Vencer” no alcance nacional

Em dezembro de 1971, foi colocado o Programa "Fé Para Vencer" na Rádio Universo de Curitiba-PR, que até então era uma emissora de alcance nacional que conseguia atrair atenção dos evangélicos. Levando a Mensagem do profeta William Marrion Branham para todo o Brasil, causou um verdadeiro distúrbio religioso nas igrejas. Com a Mensagem sendo pregada com grande poder através da Rádio Universo, a resposta foi imediata. As denominações por toda a nação em coro, gritavam: "Não ouçam esse programa". "Essa doutrina é herege". Mas essa proibição surtia efeito contrário. E de todas as partes do país, as pessoas escreviam querendo esclarecimentos e como resposta recebiam livretes de mensagens de William Branham. E muitas pessoas, ao serem reveladas através da mensagem ouvida, escreviam manifestando o desejo de serem batizadas no Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Obreiros levando a Mensagem aos quatro cantos do Brasil
Como resultado do Programa “Fé Para Vencer” da Rádio Universo de Curitiba-PR, centenas de cartas chegavam diariamente e eram muitos os pedidos de batismo vindos de todo o Brasil. Vários obreiros foram levantados de dentro da mocidade. Influenciados pelo espírito missionário que estava no Pr. Joaquim Gonçalves, não mediram esforços para sustentar o evangelismo e logo partiram para os quatro pontos cardeais do país para atender àqueles que desejavam serem batizados no Nome do Senhor Jesus Cristo. Ora de ônibus, ora a pé, a cavalo, e outros meios de transporte, enfrentando perigos, enfrentando barreiras, mas viram milagres acontecer, e voltavam sempre muito cheios de regozijo ao verem a Palavra sendo plantada e dando frutos imediatos. Eram tempos difíceis, financeiramente falando, mas nada foi capaz de detê-los.




Apelidados pelos inimigos da Mensagem de "os meninos do Joaquim" eles abalaram trincheiras e fizeram uma obra que até hoje frutifica, confirmando assim que era Deus quem estava trabalhando através deles. A perseguição ao seu ministério se destacou, nessa época, com muitas acusações irresponsáveis que foram divulgadas no meio evangélico, dizendo que o Pr. Joaquim Gonçalves influenciava os jovens a saírem da escola e que pregava doutrinas hereges. Quando o AI-5, na Ditadura Militar, restringiu a liberdade de expressão, chegou ao ponto de alguém denunciá-lo na justiça federal. Diante dessas falsas acusações, ele foi levado ao interrogatório de onde muitos desapareciam misteriosamente. Depois de responder item por item usando a Bíblia, pela graça de Deus, foi libertado.

Tradução e impressão das mensagens do profeta

Como as traduções feitas pelo missionário Archie Russel Martins não eram muitas, o Pr. Joaquim Gonçalves deu continuidade a esse trabalho. Logo, seu filho Ricardo Gonçalves aperfeiçoou seu inglês e, juntamente com a irmã Martemes, com grande dedicação e zelo, faziam as traduções. As mensagens que antes eram impressas em um mimeógrafo, agora eram impressas em forma de livretes. A partir de 1974, o irmão Joaquim Rodrigues, juntamente com a irmã Vera Lúcia Gama e a irmã Amujacir Cravo, trabalharam no serviço de impressão de milhares de mensagens.

Além disso, durante anos, milhares de pessoas foram beneficiadas com as gravações de cultos feitas por elas em fitas cassete que eram duplicadas, atendendo pedidos de todo o Brasil. Posteriormente, todo esse trabalho veio a evoluir na forma de VHS, CD's, DVD's e Pendrives, sendo enviado também para outros países.

2º Tabernáculo da Fé situado na Rua Senador Jaime nº 1337 - Campinas - Goiânia - GO

No ano de 1973, foi comprada a primeira sede própria no bairro de Campinas, para onde a igreja mudou em 1977. Era uma construção simples, sem aparência, mas ali muitos e verdadeiros milagres aconteceram. Nesse local foram gravadas muitas das pregações do Pr. Joaquim Gonçalves.



Em novembro de 1990, foi gravado oficialmente o primeiro culto em vídeo e, em dezembro de 1998 foi transmitido o primeiro culto pela internet. O local se tornou pequeno para o grande número de pessoas que ali se reunia nos eventos e encontros nacionais de pastores. A igreja permaneceu neste local por 30 anos.

3º Tabernáculo da Fé situado na Av. Castelo Branco nº 6.650 - Bairro Ipiranga - Goiânia - GO




Em abril de 2007 o Tabernáculo da Fé mudou-se para sua nova sede, na Av. Castelo Branco. Com um maior espaço, acomoda quase 2.000 pessoas sentadas. O santuário ainda se viu pequeno pela quantidade de pessoas nos encontros nacionais de pastores, sendo necessário a instalação de tendas do lado de fora. O Tabernáculo foi totalmente projetado com estúdios de áudio e vídeo, escritório pastoral e administração, salas para ensaio e reuniões de diáconos e evangelistas, gráfica, alojamentos e uma cozinha que durante anos atende milhares de pessoas, com refeições aos domingos e em vários eventos.

Irmã Martemes Cravo

Irmã Martemes Cravo nasceu em 21 de novembro de 1943, sendo a primogênita de cinco irmãos, e veio a mudar-se para Goiânia-GO aos 24 anos. Conheceu o pastor Joaquim Gonçalves Silva através do programa radiofônico "Fé Para Vencer" em 1968. Em 6 de julho do mesmo ano, foi em um culto no Tabernáculo da Avenida Goiás, onde se emocionou muito quando o jovem pregador apontou o dedo em sua direção e disse: "Moça, Deus quer te abençoar." Entendendo ser um chamado de Deus para sua vida, deixou seu emprego como professora e se dedicou exclusivamente a este ministério, trabalhando por aproximadamente 50 anos como secretária e auxiliando na tradução das mensagens do Profeta. Faleceu em 30 de julho de 2021.

Nosso saudoso Pr. Joaquim Gonçalves, combateu o bom combate, guardou a fé

O Pr. Joaquim Gonçalves sempre foi um homem simples. Nunca procurou riquezas e nem auto vindicação, mas somente a devoção, o amor e a fidelidade à Palavra de Deus. Sempre creu que seu ministério foi vindicado diretamente por Deus. Nunca abandonou essa Espada que ele empunhou em 1963 em Brasília e com a qual sempre lutou durante todos esses 58 anos, dos quais 50 foram dedicados a pregar a mensagem do profeta de Deus William M. Branham.
O ministério "Fé Para Vencer", nunca foi baseado sobre homem algum, mas sim conforme o profeta nos revela em Mateus 16:18, que a verdadeira igreja é construída sobre a Revelação de Jesus Cristo. Foi isso que o Pr. Joaquim Gonçalves nos ensinou durante toda a sua vida. Ele faleceu dia 02 de agosto de 2021 aos 85 anos, deixando viúva a irmã Janainna e seu filho Calebe.